ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

ampanha de Multivacinação: Zé Gotinha e Maria Gotinha visitam escolas; Dia D neste sábado

04/10/2023 - 08:00

foto

A Campanha de Multivacinação lançada pelo Ministério da Saúde para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade segue com diversas ações de conscientização em Presidente Prudente, articuladas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). As principais imunizações a serem alcançadas, além da poliomielite, são as vacinas contra hepatites, BCG e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Nesta semana, os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha visitaram as Escolas Municipais Doutor Carlo Ceriani, no Humberto Salvador, e Vovó Silvéria, no Jardim Cobral, com a finalidade de despertar nas crianças a importância sobre a imunização.

A Escola Estadual Clotilde Veiga de Barros, no Jardim Santana, recebe os personagens nesta quarta-feira (04). Zé Gotinha e Maria Gotinha também já percorreram a área central de Prudente, como Calçadão, Shopping Villa Romana e Centro de Eventos IBC. As visitas dos personagens a locais de grande circulação e eventos acontecerá durante todo o mês de outubro.

Neste sábado, dia 7 de outubro, acontecerá o Dia D, com nove unidades de saúde abertas para atualização da carteira, das 8h às 16h. São elas: ESF Vila Marcondes, ESF João Domingos, ESF Humberto Salvador, ESF Primavera, UBS Santana, UBS Belo Horizonte, UBS Ana Jacinta, UBS Cohab e UBS Guanabara. Haverá visita dos personagens nas unidades, que percorrerão cada uma ao longo do dia.

Durante a semana, de segunda a sexta-feira, o município de Presidente Prudente conta com 27 salas de vacina disponíveis, que funcionam das 7h30 às 16h30.

Dados do Ministério da Saúde

Segundo informações do Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é atualizar as cadernetas de imunização e elevar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil. Entre os principais imunizantes, além da poliomielite, estão as vacinas contra hepatites, BCG e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Os dados do Ministério da Saúde mostram que em 2022, no Estado de São Paulo, a cobertura vacinal contra a pólio ficou em 77%, abaixo dos 95% esperados. Para a BCG, que protege as crianças contra a tuberculose, a cobertura foi de 82%. Já a cobertura contra a febre amarela no estado ficou em 64%. 

Fonte: Secretaria de Comunicação