Campanha Fique Sabendo encerra neste mês com de 4.470 testes rápidos de HIV

14/12/2023 - 08:00

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Ambulatório Médico Municipal e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento,) promoveu neste mês de dezembro, a Campanha ‘Fique Sabendo’ 2023, que marcou o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado dia 1° de dezembro.

A ação encerrou com o registro de 4.470 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, durante a campanha, que contou com diversas atividades na Praça 9 de Julho, Senac, CIEE, Hospital Esperança, entre outros locais.

Conforme balanço da campanha deste total de mais de quatro mil testes rápidos foram identificados quatro casos positivos de HIV; outros 80 casos reagentes de Sífilis; além de sete casos reagentes de Hepatite C e um caso reagente de Hepatite B.

De acordo com o farmacêutico do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Jefferson Saviolo, o número de testagens foi acima do esperado, já que a expectativa era de realizar dois mil testes e o resultado foi maior que o dobro da previsão inicial.

Segundo ele, a campanha atingiu o objetivo de detectar precocemente as doenças e orientar em relação aos tratamentos e a prevenção através da conscientização.

Serviço: Confira o horário de atendimento do CTA - das 7h30 às 11h e das 13h às 16h para melhor atender a população. O telefone para mais informações é o 3221-1366