Comitê da Dengue, Prefeitura e OAB realizam reunião com parceiros sobre a dengue

31/01/2024 - 08:00

Com o objetivo de discutir ações de combate à dengue, o Comitê de Mobilização, Acompanhamento e Assessoramento das Ações de Controle da Dengue e Leishmaniose Visceral promoveu nesta quarta-feira (31/01) uma reunião no auditório da OAB para tratar sobre as ações de combate à dengue em Presidente Prudente.

Na reunião ficou definido o primeiro mutirão no dia 24 de fevereiro, no Jardim Vale do Sol, Maré Mansa, Ana Jacinta e bairros adjacentes. O evento é organizado pelo Comitê em parceria com a Prefeitura, que fornecerá caminhões, com envolvimento da OAB Prudente e demais parceiros que irão disponibilizar voluntários.

O prefeito Ed Thomas ressaltou que o combate à dengue é uma preocupação de todos e envolve toda a sociedade. Segundo ele, esse engajamento é importante para traçar metas e ações de combate à doença.

O prefeito ressaltou que 80% dos focos de dengue estão dentro das casas, conforme dados da Vigilância Epidemiológica, e lembrou que o município conta com dois ecopontos para onde podem ser descartados os resíduos não orgânicos, não havendo justificativa para o descarte desses materiais em locais públicos.

Ed destacou ainda a atuação da Vigilância Epidemiológica Municipal, através do trabalho de casa a casa, do bloqueio de criadouros, nebulização e diversas outras frentes de trabalho.

De acordo com o presidente do Comitê,  Carlos Rocha Santana (Kal), a intenção da reunião é convocar a sociedade para esse projeto. Segundo ele, além do mutirão no dia 24 de fevereiro, outras metas serão definidas.

As ações de combate a dengue foram apresentadas pela VEM, através da supervisora Elaine Bertacco. Segundo os dados de 2024, até o momento foram 10 casos positivos de dengue. Houve 500 notificações, 206 casos descartados e outros 284 em investigação. Os dados regionais foram apresentados pela representante do Estado –GVE-21, Ana Paula.

Compuseram a mesa principal, o prefeito Ed Thomas, o presidente da OAB, Wesley Cotini; o presidente do Comitê Carlos Rocha Santana (Kal); o representante do Tiro de Guerra, Sargento Fábio; o vereador Demerson Dias; Débora Dantas representando Corpo de Bombeiros; Ana Paula representando a GVE-21 do Estado.; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdinei Vanderlei da Silva, e o secretário de Saúde, Breno Casari.

Estiveram presentes ainda o vereador Demerson Dias, os vereadores Miriam Brandão e Willian Leite.