PP inicia projeto pioneiro de rastreamento de DPOC em parceria com a Boehringer Ingelheim

30/04/2024 - 08:00

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), deu início nesta segunda-feira (29/04) ao projeto-piloto com o objetivo de combater a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) na população idosa da cidade. O projeto, denominado "Rastreamento DPOC 60+", é uma colaboração inédita no Brasil entre o setor público e a empresa Boehringer Ingelheim.

Durante a primeira semana de atividades, que vai até o dia 03 de maio, as Equipes de Saúde da Família (ESF) Alvorada 1, 2 e 3 realizarão espirometrias em pacientes com mais de 60 anos. A ação tem como objetivo identificar precocemente indivíduos com sinais de DPOC, a 3ª principal causa de morte em São Paulo no ano de 2023 (fonte: Tabnet SES SP), para iniciar tratamentos adequados e evitar agravamentos que levam a hospitalizações.

Neste primeiro dia de testes, a equipe gestora da Sesau, representada pela secretária-adjunta Daniele Borsari, esteve na ESF Alvorada para recepcionar os técnicos da Boehringer Ingelheim e acompanhar os primeiros testes.

O secretário Municipal de Saúde de Prudente (Sesau), Breno Erbella Casari, enfatiza a importância desse rastreamento. “Este projeto não apenas fortalece o sistema de saúde ao evitar internações desnecessárias, mas também promove uma melhoria significativa na qualidade de vida dos nossos cidadãos mais velhos,” explicou Casari.

Os técnicos em espirometria da Boehringer Ingelheim, equipados com a mais recente tecnologia, esperam realizar cerca de 300 exames durante o período. Os pacientes cujos exames apresentem alterações serão rapidamente encaminhados para tratamento no mesmo local, garantindo agilidade e eficiência no manejo da doença.

Este modelo de parceria público-privada, pioneiro no país, inclui também a capacitação de enfermeiros navegadores para que possam identificar os sinais e sintomas da DPOC, aderindo ao Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) vigente.

“A adesão ao projeto-piloto ‘Rastreamento DPOC 60+’ pela nossa comunidade médica e a colaboração com a Boehringer Ingelheim são passos cruciais para transformar o enfrentamento da DPOC em Presidente Prudente,” afirmou o Dr. Marcelo Martins Cayres, coordenador médico da Sesau.

Com o sucesso deste piloto, Presidente Prudente espera estabelecer um novo padrão no tratamento e na gestão da DPOC em nível nacional, reforçando seu compromisso com a saúde pública e a inovação.