You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Prudente figura entre os 16 melhores municípios do Estado em Tecnologia, segundo IEG-M

31/01/2024 - 08:00

foto

Criado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) tem por objetivo avaliar a eficiência das 644 Prefeituras paulistas. Nesta semana, foram divulgados os dados referentes a 2023, que mostram Presidente Prudente entre os 16 municípios do com nota A no indicador i-Gov TI – Tecnologia.

O indicador mede o grau de utilização de recursos tecnológicos em áreas como capacitação de pessoal, transparência e segurança da informação.

De acordo com o secretário Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Helton Sapia, a classificação positiva tem reflexo das ações de modernização e informatização implantadas pelo município, como a Modernização do Departamento de Compras e Licitações, o processo de Abertura de Empresas Digital, a regulamentação do 5G, o Governo Sem Papel, a Governança Pública, dentre vários outros, que garantiram celeridade, economicidade e transparência aos trâmites da administração municipal.

Outros destaques

A cidade de Presidente Prudente também se destacou nos indicadores i-Cidade, com nota B+, e no i-Saúde, com avaliação B.

No i-Cidade - Proteção dos Cidadãos - Defesa Civil - é avaliado o grau de planejamento em ações relacionadas à segurança dos munícipes diante de eventuais acidentes e desastres naturais.

Já no i-Saúde foram analisados os resultados da área por meio de quesitos relacionados à Atenção Básica, às Equipes de Saúde da Família, aos Conselhos Municipais de Saúde, a tratamentos e vacinação, área que Prudente tem destaque nacional, com outras premiações já recebidas.

Sobre o IEG-M

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal é considerado um dos principais quesitos de avaliação. Em 2018, recebeu menção honrosa no Prêmio Innovare, na categoria ‘Tribunais’, considerada a maior premiação jurídica brasileira. O indicador, que mede a eficiência das Administrações Públicas, foi um dos dois finalistas escolhidos entre 89 práticas inscritas por Cortes de vários Estados.

Fonte: Secretaria de Comunicação