Prudente receberá radar de vigilância aérea mais moderno do Brasil

04/04/2024 - 08:00

A cidade de Presidente Prudente abrigará a mais avançada Estação Radar do Controle do Espaço Aéreo do Brasil. A instalação decorre de um trabalho articulado entre a Secretaria de Tecnologia (Setec) e de Planejamento (Seplan), para viabilizar uma área compatível com as necessidades do aparelho, bem como autorizar, por meio de Lei Complementar, a concessão de um terreno municipal nas proximidades do aeroporto prudentino, para abrigar a estrutura. A concessão é válida por 30 anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Os radares LP23SST-NG e RSM970S-NG, da Omnisys, que integram a estação radar, são certificados pelo Ministério da Defesa como Produto Estratégico de Defesa (PED) e serão fabricados em São Bernardo do Campo (SP), na sede da Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil.

Similar à estação Radar de Corumbá (MS), inaugurada em 2020, a nova instalação em Presidente Prudente, por sua vez, será pioneira ao integrar os radares primário LP23SST-NG e secundário RSM970S-NG, ambos fabricados pela Omnisys.

Estes radares fazem parte da mais recente geração de equipamentos de longo alcance da empresa, destacando-se pela capacidade excepcional de detectar tanto aeronaves cooperativas quanto não-cooperativas.

Com capacidade de fornecer dados de altimetria e detecção de alvos lentos e rápidos, os sistemas da nova estação garantem a identificação precisa das aeronaves em voo, aliada às funções de proteção eletrônica que possibilitam uma detecção precisa mesmo sob interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não.

Um ponto de destaque é a provisão para a implantação futura do sistema IFF (Identification, Friend or Foe) em seu radar secundário, operando no modo seguro nacional (Modo 4 NSM).

A Estação Radar de Presidente Prudente aumentará significativamente a capacidade de detecção de tráfegos não autorizados ou atividades ilícitas, desempenhando um papel decisivo no sucesso das operações de vigilância do espaço aéreo nas regiões sul e centro-oeste do país. (Com informações da assessoria de imprensa da Omnisys).