You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Prudente será uma das primeiras cidades a receber Método Wolbachia de controle da dengue

29/11/2023 - 08:00

foto

Presidente Prudente foi selecionada para receber a Implementação do Método Wolbachia, com o objetivo de reduzir a transmissão da dengue e outras arboviroses. O encontro ocorrerá no dia 30 de novembro, às 9h, no Auditório da Prudenprev, na Avenida Washington Luiz, nº1345. Outra reunião ocorrerá dia 1º de dezembro, no mesmo local.

O método Wolbachia contribui para a redução da transmissão de arboviroses. O método consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti juntamente com a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam no mosquito, reduzindo assim a transmissão de arboviroses. A nova tecnologia de controle vetorial iniciará sua expansão em municípios selecionados no Brasil, sendo um deles, o município de Presidente Prudente.

A reunião é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, com participação da Vigilância Estadual e Municipal; Secretarias Municipais de Saúde, Finanças, Comunicação, Meio Ambiente, Instituto Adolfo Lutz e Hospital Regional.

Prudente é uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a receber o método. Outras reuniões ocorrem em outros municípios do Brasil: Foz do Iguaçu (PR); Natal (RN), Joinville (SC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR).

Diante das evidências científicas obtidas a partir das pesquisas financiadas pelo Ministério da Saúde, sobre o Aedes Aegypti com Wolbachia, surge como uma adição às estratégias de combate aos vetores de arboviroses, ecologicamente mais atrativa e autossustentável.

Fonte: Secretaria de Comunicação